Quando pensamos em universidades públicas sempre surge a dúvida de como fazer parte da instituição. Você sabe, por exemplo, como funciona o vestibular UFRN 2019? Para estudar na universidade é necessário estar bem preparado. Por isso, tenha mais informações sobre o vestibular UFRN 2019.
Conteúdo
Conheça a UFRN
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi federalizada em 1960. A instituição foi formada a partir de faculdades e escolas de nível superior que já existiam em Natal. Centros educacionais voltados principalmente para a saúde.
✓ Veja também o cronograma dos vestibulares:
Atualmente, são oferecidos pela universidade mais de 200 curso de capacitação. Entre graduação e pós-graduação. São mais de 43 mil estudantes.
A UFRN possui 4 campus: Natal (campus central), Caicó, Currais Novos, Macaíba e Santa Cruz.
A forma de ingresso nos cursos de graduação da universidade é por meio, principalmente, do Sistema de Seleção Unificada (SISU). Um programa do governo federal.
Prova vestibular UFRN 2019
Como a forma de ingresso nos cursos de graduação depende da inscrição no SISU. A prova vestibular UFRN 2019 é o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O método que o Ministério da Educação (MEC) utiliza para classificar os candidatos segundo os seus conhecidos.
No ENEM os estudantes devem desenvolver 4 provas com 45 questões cada. Voltadas aos conteúdos de:
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
- Ciências Humanas e suas Tecnologias;
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
- Matemática e suas Tecnologias;
- Além de uma redação.
Os candidatos devem fazer uma boa pontuação em cada um destes conteúdos e na dissertação. A prova é aplicada em dois domingos consecutivos. 4 e 11 de novembro. No período da tarde, a partir das 13h.
No edital do ENEM estão descritas todas as informações sobre a prova. Não deixe de acessar este documento que é muito importante.
Calendário Vestibular UFRN 2019
Planejamento é um passo que pode te ajudar a conquistar uma vaga na UFRN. Por isso, esteja atento ao calendário vestibular 2019.
Neste cronograma estão as datas e períodos estipulados para inscrição, divulgação de edital, resultados e etc.
O candidato deve estar atento ao calendário do ENEM e do SISU. Pois, são os dois principais processos para ingressar na universidade.
ENEM:
- Março: publicação do edital;
- Abril: solicitação de isenção da taxa de inscrição;
- Maio: período de inscrições;
- Outubro: divulgação dos locais de prova;
- Novembro: realização das provas;
- Janeiro: divulgação dos resultados.
SISU:
- Janeiro: período de inscrição e resultado da chamada regular;
- Fevereiro: prazo para participar da lista de espera. Chamada da matrícula regular. Convocação dos candidatos da lista de espera.
Inscrições vestibular UFRN 2019
O primeiro passo das inscrições vestibular UFRN 2019 é o cadastro no ENEM. Para isso, o candidato deve acessar a internet.
Preencher um formulário com suas informações pessoais e escolher uma língua estrangeira (entre inglês e espanhol) para a aplicação da prova.
Para a realização do exame é necessário pagar uma taxa de R$95,00. Cabe pedido de isenção.
Depois de feita a prova, no ano seguinte, em janeiro, o candidato deve se inscrever no SISU. Também de forma virtual, no site oficial do programa.
Neste momento basta inserir login e senha que foram criados no ENEM. Automaticamente o sistema fará relação da nota obtida.
O candidato precisa especificar, em ordem de preferencia, 2 cursos e instituição que deseja ingressar. Durante o período de inscrição, o candidato poderá alterar as suas opções.
Resultado vestibular UFRN 2019
A pontuação conquistada no ENEM deve ser divulgada em janeiro. Para verificação, basta acessar o portal do exame no INEP.
Depois da pontuação cadastrada no SISU. A etapa final com o resultado vestibular UFRN 2019 que anuncia se o candidato foi selecionado, também será no site do programa.
Para cada curso é estipulado uma nota de corte, uma pontuação mínima a ser conquistada. E aqueles que se destacarem com a sua nota dentre os que disputam por uma vaga, são selecionados. Neste quadro (link oficial) estão todas as vagas vestibular UFRN 2019.
Caso não seja selecionado na chamada regular, o candidato pode se inscrever na lista de espera. Nesta etapa a própria universidade entrará em contato com o inscrito.