Vestibular UFOP 2019: Inscrição, Provas, Vagas e Resultados

Para fazer parte da UFOP os interessados devem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SISU). Um programa do governo federal gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC). Para a seleção dos alunos é utilizado como vestibular UFOP 2019 o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Uma prova que exige dedicação e interesse. Por isso, agora você conhece todas as informações sobre o vestibular UFOP 2019 e inicia o seu preparo.

Vestibular UFOP 2019
Vestibular UFOP 2019

Sobre a UFOP

Localizada em Ouro Preto, cidade de Minas Gerais, a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) é uma instituição pública que foi fundada em 1969.

✓ Confira ainda informações sobre os vestibulares:

Nascendo da junção de outros centros educacionais da região. Em 2000 foi implantado cursos de pós-graduação e graduação na modalidade a distância. Atingindo mais cidades do estado.

Atualmente, são oferecidos pela instituição 42 cursos de graduação, sendo 38 presenciais e 4 em EAD (link com a lista completa).

No setor de pós graduação são cerca de 22 cursos entre mestrado, doutorado e especializações. Com o grande leque de oportunidades a universidade possui mais de 15 mil alunos e 800 professores.

Forma de ingressão vestibular UFOP 2019

Como método de forma de ingressão vestibular UFOP 2019 para os cursos de graduação, fica sendo utilizado o SISU. Como foi explicado no início, este é um programa do governo federal. Seu principal objetivo é o de distribuir vagas de ensino superior gratuito nas universidades públicas. Para selecionar os candidatos é utilizada a pontuação adquirida no ENEM.

Todas as vagas vestibular 2019 são preenchidas por aqueles que se cadastrarem no programa. A universidade adota a política de cotas. Prevista em Lei. Por tanto, das oportunidades oferecidas pelo SISU, 50% devem ser preenchidas por:

  • Aqueles que cursam todo o ensino médio em escola pública;
  • Pessoas que tenham renda familiar total inferior ou igual a 1,5 salário mínimo por mês. Ou que sejam inscritas no Cadastro Único, programa do governo federal;
  • Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas;
  • Quem portar deficiência visual, deficiência auditiva, deficiência física, deficiência mental ou deficiência múltipla.

O restante das vagas devem ser distribuídas conforme haja procura. A pontuação mínima no ENEM a ser considerada é de 400 pontos. Notas inferiores não podem disputar pelo ingresso.


Prova vestibular UFOP 2019

A prova vestibular UFOP 2019 para os curso de graduação é o ENEM. O exame é aplicado anualmente, no fim de cada ano. Em 2 domingos consecutivos, por conta da extensão da prova.

Para os que pretendem iniciar o curso em 2019, devem realizar o vestibular em 4 e 11 de novembro de 2018. No período da tarde, a partir das 13h. O local de prova deve ser verificado no portal do exame.

Durante os dois dias será aplicada 1 redação e 4 provas com 45 questões objetivas (cada). Estimulando os conteúdos de:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias.

Todas as informações devem ser lidas e esclarecidas no edital oficial. Criar um cronograma de estudos para conseguir uma nota satisfatória é um bom passo para buscar pela vaga.

O único curso que pede outro tipo de prova além do ENEM é o de música. Quando as habilidades práticas do candidato serão testadas.


Inscrições vestibular UFOP 2019

O período de inscrições vestibular UFOP 2019 tem início no mês de Maio do ano anterior ao de ingresso. Quando fica disponível o cadastro para o ENEM.

No site do exame, o candidato cria um login e senha. Preenche suas informações pessoais. E para concretizar a sua inscrição deve pagar uma taxa de R$95,00. Cabe pedido de isenção, antes mesmo do início das inscrições.

Em Janeiro de 2019 fica disponível a inscrição para o SISU. No site do programa, o candidato insere o login e senha que foram criados no ENEM. Automaticamente o sistema fará a relação da nota obtida. É preciso escolher até 2 opções de curso e instituição, por ordem de preferência. Neste caso, a inscrição é gratuita.

O resultado vestibular UFOP 2019 fica disponível no site de cada um dos programas. Serão selecionados aqueles que obtiverem uma pontuação mínima estipulada para cada curso, chamada de nota de corte. Esta nota varia de acordo com a procura e vagas disponíveis na universidade. Cursos mais disputados requerem pontuações maiores.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média:
Total de Votos:

Vestibular UFOP 2019: Inscrição, Provas, Vagas e Resultados

Bolsa Gratuita, 100%.

Sua grande chance chegou. Vagas e bolsas limitadas! Saiba mais.

[EU QUERO!]