Vestibular UENP 2019: Inscrições, Edital, Vagas e Gabarito

Estudar em uma universidade pública é o sonho de muitos estudantes, além de diminuir quase que todos os gastos, essa conquista traz muita credibilidade. E para os paranaenses a porta de entrada é o vestibular UENP 2019. Como a maior influencia para essa oportunidade é o seu conhecimento,  estar sempre atento ao que se refere ao vestibular UENP 2019 é uma boa maneira de começar essa busca!

Vestibular UENP 2019
Vestibular UENP 2019

A UENP

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) foi criada pela Lei nº 15.300, no ano de 2006. Tem como missão atuar na produção do conhecimento científico em suas mais diversas formas e no processo de desenvolvimento regional e do Estado do Paraná, participando ativamente no trabalho de construção da sociedade e de seus cidadãos.

✓ Confira ainda informações também sobre os vestibulares:

Ainda que a instituição seja relativamente nova, são oferecidos 25 cursos de graduação, nas mais diversas áreas de conhecimento, vários cursos de pós-graduação lato sensu e três cursos de pós-graduação stricto sensu: em Ciência Jurídica, Letras e em Agronomia.

Com sede na cidade de Jacarezinho, e campi nas cidades de Jacarezinho, Bandeirantes e Cornélio Procópio

Para ingressar na UENP os interessados devem passar por um processo de seleção feito por meio de vestibular, ou com o auxílio do programa do Governo Federal, o Sistema de Seleção Unificada (SISU).


Como funciona o vestibular UENP 2019?

Quando for realizar a sua inscrição vestibular UENP 2019 lembre-se de ler com atenção o edital do processo seletivo daquele ano, neste documento ficam descritas todas as informações referentes ao dia do exame.

A realização da prova poderá ser feita no campus escolhido pelo candidato, esta escolha deve ser cadastrada no momento da inscrição.

Mas, este item depende da lotação de cada unidade, por isso, é importante não demorar para realizar o seu cadastro. Se o campus que você escolheu estiver lotado, automaticamente o portal te informa um novo local para a realização da prova.

O vestibular UENP 2019 acontece em 2 dias, normalmente no fim de novembro. É estabelecida a duração de 4 horas de prova por dia, esta que deve começar ás 14h e então, terminar ás 18h. Para servir como base nos seus estudos veja quais disciplinas devem ser exigidas no exame:

  • Língua Portuguesa e Literatura Brasileira;
  • Língua Estrangeira Moderna;
  • Matemática;
  • Física;
  • Química;
  • Biologia;
  • História;
  • Geografia;
  • Sociologia;
  • Filosofia.

Os conteúdos aplicados nas disciplinas de História e Geografia, abordarão temas relativos ao Estado do Paraná. Os assuntos exigidos no vestibular seguem como referência a Base Nacional Comum do Ensino Médio do MEC e o currículo educacional do Estado do Paraná.

Taxa Vestibular UENP 2019

É necessário pagar uma taxa para a realização do vestibular, o valor é de R$130, sendo muito importante fazer o pagamento em dia, os alunos que não pagarem a taxa até a data de vencimento serão automaticamente eliminados.  Os locais que recolhem a taxa são as redes bancárias, casas lotéricas ou qualquer outro tipo de agente arrecadador

É possível pedir a isenção da taxa de inscrição, para isso é necessário acessar o portal do vestibular, imprimir o formulário, preenchê-lo e enviar para o endereço da Comissão de Processo Seletivo de Vestibular. Veja como fazer, clique aqui. Ficam isentos os seguintes candidatos:

  • Inscrito no Cadastro Único – CadÚnico;
  • Membro de família de baixa renda.

Edital vestibular UENP 2019

Para o ano de 2019 ainda não foi divulgado o edital vestibular 2019, mas é importante que você saiba como fazer para acessá-lo. Lembrando que neste documento constam todas as informações referentes ao dia da prova, ao pagamento da taxa, número de vagas por curso, funcionamento do vestibular e etc.

Na página destinada ao vestibular, ficam disponíveis todos os editais que compõem a realização do exame. Para acessar, clique aqui. Selecione o documento que deseja ler e obter informações.


Vagas vestibular UENP 2019

As vagas vestibular UENP 2019 são dividas de acordo com o campus e o curso pretendido, a determinação dos números é divida em 3 grupos:

  • Disputa Universal: compõe 60% das vagas. Aplica-se a todo candidato, sem restrição quanto ao sistema escolar anterior, idade, condição social e/ou racial;
  • Cota Social: valem 20% do total das vagas. Destinada aos alunos que frequentaram integralmente todas as séries do Ensino Médio em instituições públicas de ensino;
  • Cota Sociorracial: equivale a 20% do total das vagas. Para candidatos autodeclarados negros e que tenham frequentado integralmente todas as séries do Ensino Médio em instituições públicas de ensino.

O mínimo de vagas em geral é de 20 alunos e o máximo de 80, em uma média dos 3 campus. Portanto, é necessário empenho e dedicação dos candidatos.


Provas e gabaritos vestibular UENP

A divulgação das provas e gabaritos vestibular UENP devem acontecer no mesmo dia do exame, aproximadamente depois de 2 horas do término da prova. É possível acessar os resultados no site da universidade e no portal do vestibular.

Enquanto isso a datas do vestibular UENP 2019 não é divulgada, os interessados podem conferir as provas e gabaritos do ano anterior e usá-los como base para os estudos. Para ter acesso, basta clicar neste link, você será redirecionado a página de acesso.


Inscrições vestibular UENP 2019

As inscrições vestibular UENP 2019 acontecem via internet e podem ser realizadas de qualquer aparelho digital, mas certifique-se que você conseguirá imprimir o boleto para pagamento da taxa. Aprenda como fazer:

  • No quadro de opções que fica do lado esquerdo da página, clique em’Inscrição’;

  • Para primeiro acesso, opte por ‘Portal do Candidato’.

  • No momento as inscrições já foram encerradas. Mas, quando divulgadas as novas datas os candidatos terão acesso a página de cadastro. Na ocasião, será necessário reencher a ficha de inscrição, preencher o questionário socioeducacional, imprimir o boleto bancário e efetivar o pagamento da taxa de inscrição.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média:
Total de Votos:

Vestibular UENP 2019: Inscrições, Edital, Vagas e Gabarito

Bolsa Gratuita, 100%.

Sua grande chance chegou. Vagas e bolsas limitadas! Saiba mais.

[EU QUERO!]