Vestibular IME 2019: Inscrições, Resultados, Provas e Cursos

O Instituto Militar de Engenharia está com inscrições abertas para o vestibular IME 2019. Através deste processo seletivo estudantes poderão ingressar em um dos cursos oferecidos por está instituição. Abaixo, saiba como funciona o vestibular IME 2019 e confira as formas de inscrição disponíveis!

Vestibular IME 2019
Vestibular IME 2019

Conheça mais sobre o IME

O Instituto Milita de Engenharia, mais conhecido como IME, é um departamento ligado ao ensino de Ciência e Tecnologia, responsável no âmbito do Exército brasileiro na Engenharia Superior e pesquisa básica.

Este instituto tem como principal objetivo, formar alguns recursos humanos para atender as necessidades do Exército. 

✓ Conheça informações também sobre os vestibulares:

Todos os anos ele abre suas inscrições para o vestibular tradicional, onde irá avaliar os conhecimentos dos jovens e adultos que desejam ingressar na instituição, através de uma prova.

Através do vestibular IME 2019 os candidatos concorrem à vagas disponíveis em apenas dois cursos. São eles:

  • Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Ativa do Quadro de Engenheiros Militares (destinado aos(às) candidatos(as) que desejam seguir a carreira militar);
  • Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Reserva de 2ª Classe do Quadro de Engenheiros Militares (destinado aos(às) candidatos(as) que não desejam seguir a carreira militar).

Abaixo, saiba mais informações sobre!


Como funciona o vestibular IME 2019?

Aos inscritos no vestibular IME 2019 é de suma importância que estejam cientes de como funciona este processo seletivo. O mesmo é feito em três etapas. Veja a seguir como funcionam cada uma delas:

  • I etapa: Está primeira fase é composta por uma prova objetiva, abordando assuntos das matérias de matemática, física e química, e que constituirá 40 questões (15 de matemática, 15 de física e 10 de química).
  • II etapa: Está segunda etapa é composta por três provas discursivas das matérias específicas (Matemática, Física e Química), e duas) provas mistas (com questões objetivas e/ou discursivas) de Português e de Inglês, eliminatórias e classificatórias de acordo com os respectivos pesos especificados na IRCAM/IME e descritas no MIC. Cada prova possuirá 10 questões e a redação terá caráter apenas eliminatório.
  • III etapa: Na terceira e última etapa são feitos os exames para ver a aptidão física de cada um dos candidatos.

Requisitos para se inscrever no vestibular IME 2019

Para participar do vestibular IME 2019 e concorrer as vagas ofertadas, é necessário que o interessado se encaixe nos critérios de avaliação impostos pelo instituto. Veja abaixo:

  • Ser brasileiro(a) nato(a), ter concluído ou estar cursando a última série do Ensino Médio e idade compreendida entre:
  • Ativa: Ter no mínimo 16 (dezesseis) anos de idade, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula no CFG do IME; e ter no máximo, 22 (vinte e dois) anos de idade, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula no CFG do IME;
  • Reserva: Ter no mínimo 16 (dezesseis) anos de idade, completados no período de 1o de janeiro a 31 de dezembro do ano do concurso; e ter no máximo, 21 (vinte e um) anos de idade, completados no período de 1o de janeiro a 31 de dezembro do ano do concurso.


Inscrições vestibular IME 2019

As inscrições para o vestibular IME 2019 são feitas pela internet, através do site oficial do instituto. A seguir, saiba como realizar este procedimento:

  • Acesse o site → Clicando aqui;

  • Procure pela opção de inscrição;
  • Clique no curso que deseja concorrer a vaga e logo depois, preencha sua ficha de inscrição informando todos os dados pessoais solicitados pelo sistema;
  • Após preencher todos os campos, finalize a sua inscrição.

Será necessário que o candidato imprima o boleto da taxa de inscrição. Somente poderão realizar a prova do vestibular IME 2019 aqueles que efetuarem o pagamento desta taxa. 


Resultados do vestibular IME 2019

Os resultados do vestibular IME 2019 estarão disponíveis no site oficial do instituto. Clique aqui e confira!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média:
Total de Votos:

Vestibular IME 2019: Inscrições, Resultados, Provas e Cursos

Bolsa Gratuita, 100%.

Sua grande chance chegou. Vagas e bolsas limitadas! Saiba mais.

[EU QUERO!]