Vestibulares de Direito 2021: Inscrições, Notas de Corte e Provas

Muitos jovens sonham com o seu diploma universitário. Vestibulares de Direito 2021, engenharia e medicina são os mais disputados entre os candidatos a uma vaga no mundo das universidades. Iremos falar um pouso sobre o curso de Direito e os vestibulares de Direito 2021 mais concorridos no Brasil. Além disso, teremos um tópico só sobre faculdades que oferecem vagas para Direito pelo programa SISU. Continue lendo este post para saber mais informações sobre esse curso!

Vestibulares de Direito 2021
Vestibulares de Direito 2021

Curso de Direito

O curso de Direito é um bacharelado que dura em média de cinco anos. Após estar com o diploma em mãos é preciso realizar a prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para poder exercer a função de advogado, promotor ou juiz.

O Brasil é o país com o maior número de faculdades que oferecem vestibulares de Direito 2021. Durante os cinco anos de estudos os estudantes terão matérias teóricas, como sociologia, economia e teoria do Estado; e específicas, como direito civil, direito penal e direito comercial. Além disso, há aulas práticas de oratória e argumentação.

✓ Veja mais opções de vagas abertas par ao curso de direito:

É um dos cursos mais antigos do país, tendo o seu primeiro criado em 1827, na cidade de São Paulo. Para ingressar há diversas formas, seja por vestibulares de Direito 2021 em universidades particulares ou através de programas do Governo Federal que oferecem vagas em instituições privadas, como ProUni ou FIES, ou em instituições públicas, como o SISU.

Em todos os casos, a nota do Enem é, ou pode ser, utilizada como forma de ingressar no ensino superior ou como parte da nota da seleção, ou primeira etapa, conhecida como peneira.


Nota de corte de Direito

Como dito anteriormente, é possível ingressar em universidades públicas e privadas com a nota do Enem, através dos programas SISU, ProUni ou FIES. O que vai determinar se você entra ou não, é a nota de corte de Direito.

Há vagas pelo programa de Financiamento Estudantil em suas duas modalidades, no FIES e no P-Fies. Além disso, o ProUni oferece oportunidades com bolsas parciais de 50% ou integrais.

Tanto o ProUni quanto o SISU 2021 utilizam a nota de corte de Direito como forma de classificar seus candidatos. No caso do Programa Universidade para Todos (ProUni) a pontuação mínima para concorrer a uma vaga nos vestibulares de Direito 2021 é em torno de setecentos pontos. Já para o programa SISU a nota de corte é em média de setecentos e cinquenta pontos.


Vestibular SISU Direito 2021

O Sistema de Seleção Unificada do Governo Federal foi criado em 2010, com o intuito de substituir os antigos vestibulares de Direito 2021 em universidades estaduais e federais, através da nota do Exame Nacional do Ensino Médio.

vestibulares de Direito 2021

As datas específicas do SISU 2021 ainda não foram disponibilizadas pelo Ministério da Educação (MEC), mas suas inscrições geralmente ocorrem no mês de janeiro. Assim que tivermos novas informações iremos atualizar este post.

A nota de corte para vestibular Direito 2021 SISU é de 680 a 870, porém, a média fica em torno de 750 pontos no país. Veja abaixo alguns exemplos:

  • Universidade Federal Rural Do Semi Árido Unidade Sede 739.44
  • Universidade Federal Do Sul E Sudeste Do Pará Campus De Marabá 866.35
  • Vestibular UFPE 2021 – 764.63
  • Universidade Federal Do Piauí Campus Ministro Petrônio Portella – Unidade Sede 743.05 
  • Universidade Federal Do Paraná Santos Andrade 795.28
  • Vestibular UFF 2021 – 755.16
  • Universidade Federal Do Amapá Campus Marco Zero – Unifap 729.5
  • Universidade Federal Do Acre Campus Universitário De Cruzeiro Do Sul – 756.98

Inscrição no vestibular Direito 2021

Ainda há universidades que oferecem o vestibulares de Direito 2021 como forma de ingresso. Exemplo é a Universidade Estácio de Sá. Veja como proceder para a inscrição no vestibular da Estácio:

  • Abra o site do vestibular da Estácio de Sá;
  • Escolha o Estado, o curso, a cidade e o bairro;
  • Clique em Buscar;

vestibulares de Direito 2021

Veja a descrição do curso, informações sobre mercado de trabalho, grade curricular, bolsas, etc.

  • Escolha uma das modalidades disponíveis para aquele curso. Pode ser presencial, à distância ou flex;
  • Clique em “Inscreva-se”;
  • Preencha o formulário com seus dados pessoais;
  • Clique em “Finalizar Inscrição”.

vestibulares de Direito 2021

Você será direcionado para outra página, informando que a inscrição foi bem sucedida.

  • Anote o seu número de inscrição e a senha de acesso ao portal da Estácio;
  • Faça o pagamento da taxa de inscrição;
  • Imprima o comprovante de inscrição, que informa a data e o local da prova.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média:
Total de Votos:

Vestibulares de Direito 2021: Inscrições, Notas de Corte e Provas

Bolsa Gratuita, 100%.

Sua grande chance chegou. Vagas e bolsas limitadas! Saiba mais.

[EU QUERO!]